Transformação digital no SUS é tema do boletim do OAPS
Autor: Inês Costal e Patrícia Conceição
Publicado em: 17 de março de 2026
Atualizado em: 17 de março de 2026
Lançado como principal aposta da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI)/Ministério da Saúde (MS) para orientar a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa SUS Digital completa 2 anos neste mês de março. Passados dois anos da sua criação, quais os principais avanços e desafios no processo de incorporação de soluções digitais tecnológicas para a modernização do SUS, a partir de pilares como a continuidade do cuidado, a equidade e a qualidade da atenção? A transformação digital no SUS, seus avanços, estratégias e desafios nos últimos anos são tema da edição nº 63 do boletim do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS).
Um olhar sobre a emergência da saúde digital nos últimos anos aponta para o potencial de integração entre os níveis de atenção no SUS, de ampliação do acesso de usuários/as e de fortalecimento da comunicação entre trabalhadores/as de saúde e população usuária do sistema. Por outro lado, a incorporação de tecnologias como inteligência artificial, automação e vigilância algorítmica impõe uma série de desafios aos sistemas de saúde, passando por pontos estratégicos como soberania digital, dependência tecnológica, proteção e privacidade de dados, regulação, interoperabilidade, desigualdades de acesso e reorganização dos processos de trabalho, educação e gestão.
Para discutir o assunto, a publicação traz entrevistas com a secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e com a professora titular do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Ana Valéria M. Mendonça, que ajudaram a construir um panorama da saúde digital no Brasil.
Clique aqui e acesse a 63ª edição do boletim do OAPS!
Deixe um comentário