“O Brasil precisa do SUS”: campanha ganha força e apresenta reivindicações ao Congresso Nacional

Autor: Inês Costal e Patrícia Conceição
Publicado em: 16 de dezembro de 2020
Atualizado em: 7 de janeiro de 2022

O ato de lançamento da campanha “O Brasil Precisa do SUS”, realizado nesta terça-feira (15), foi marcado pela entrega de dois documentos a líderes do Congresso Nacional e pela participação de mais de 100 entidades da sociedade civil, parlamentares, ex-ministros da saúde, pesquisadores/as, intelectuais e artistas.

 

A campanha, que pretende mobilizar a sociedade para a defesa do SUS e alertar sobre os riscos que o sistema está correndo, é uma ação da Frente Pela Vida, que reúne entidades das áreas da saúde, ciência, tecnologia & inovação, comunicação, educação, políticas públicas, entre outras.

 

O lançamento contou com a leitura da Carta ao Povo Brasileiro, documento norteador da campanha, e com a entrega de uma petição pública com 577 mil assinaturas que reivindica a manutenção do piso emergencial no orçamento da saúde para o próximo ano.

 

Durante o evento online, convidados/as destacaram o papel do Sistema Único de Saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e na diminuição das desigualdades, reiteraram a necessidade de maiores investimentos em saúde para 2021 e, ainda, ressaltaram a importância de planejar a vacinação de toda a população brasileira contra a Covid-19.

 

“O Brasil Precisa do SUS” tem entre seus apoiadores nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Leonardo Boff, Juca Kfouri, Zélia Duncan e Paulo Betti, que gravaram vídeos em defesa do SUS e do direito à saúde.

 

Confira o vídeo do evento de lançamento no canal da TV Abrasco no Youtube: 

 





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.