Jairnilson Paim: Expansão do capital na saúde desponta como uma das principais ameaças ao SUS

Autor: Equipe de Redação
Publicado em: 23 de março de 2018
Atualizado em: 7 de janeiro de 2022

Articulação de movimentos sociais, esperança, derrotas políticas, subfinanciamento e participação cada vez maior do capital marcam a trajetória de 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentada por Jairnilson Paim (ISC/UFBA) no lançamento da iniciativa Outra Saúde, no dia 15 de março, durante a realização do Fórum Social Mundial, em Salvador (BA). “O SUS está ameaçado não apenas pelo subfinanciamento, não apenas pela falta de prioridades [governamentais], não apenas pela ambiguidade da Constituição, mas por forças políticas e econômicas que vão além dos oito milhões de km2 do Brasil”, alertou o sanitarista.

 

Na apresentação, Paim, coordenador do projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil (2003-2017), destacou a expansão do capital na saúde e a movimentação que garantiu esse crescimento. “E nós vamos chegando a um ponto que já supúnhamos existir no final do século passado, mas ficou mais evidente no presente: a intermediação da intermediação da intermediação. São empresas que não têm quase nada a ver com saúde. […] se capitalizam, ofertam ações nas bolsas, se desdobram em outras tantas e, pasmem, vão vendendo também a sua carteira de clientes. E nós que fomos treinados para pensar em SUS, em organização de serviços, em atenção primária somos desafiados a entender o que está se passando”, analisou.

 

O sanitarista acredita o atual cenário representa um ataque ao pacto que gerou a Constituição Cidadã – “[…] não é desconfiança, não é fofoca, não é opinião de um militante empedernido da reforma sanitária. Isso é produção científica da saúde coletiva brasileira. São teses bem-feitas produzidas nos últimos dois anos na Unicamp, na UFRJ, em Barcelona, que vão escarafunchando todos esses mecanismos para que nós entendamos que a luta pela privatização está saindo do armário e chegando ao DNA do nosso arcabouço legal que é a Constituição de 1988”.

 

*Com informações do Outra Saúde

 

Assista ao vídeo da apresentação e leia a cobertura do Outra Saúde na íntegra aqui

 

 





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.