Futuros do Brasil: 2º debate online tem como tema o percurso das políticas sociais no país

Autor: Equipe de Redação
Publicado em: 5 de novembro de 2015
Atualizado em: 5 de janeiro de 2022

“As políticas sociais em uma encruzilhada” é o tema do segundo debate online da série Futuros do Brasil, promovida pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) para discutir a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões. O evento acontece nesta quinta-feira (5), das 14h às 16h, com a participação dos pesquisadores Ligia Bahia (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ) e Eduardo Fagnani (Unicamp e Plataforma Política Social). Através do link fiocruz.tvq.com.br qualquer pessoa pode acompanhar o debate via internet, em tempo real, e enviar perguntas aos palestrantes.

Entre as questões a serem debatidas estão: O Brasil corre o risco de viver um longo ciclo conservador e liberal, capaz de colocar por terra a cidadania social conquistada com a Constituição de 1988? As demandas sociais da democracia não cabem no orçamento? A sociedade brasileira apoia as forças que defendem um projeto de nação mais justa e democrática? O quanto caminhamos e onde chegamos, no que diz respeito a conquistas sociais para os brasileiros? Quanto falta ainda caminhar?

A essas perguntas Eduardo Fagnani acrescenta outras. “O campo progressista tem forças para resistir ao processo em curso de construção de um projeto ultraliberal no Brasil? A gestão macroeconômica ortodoxa cumpre o roteiro traçado pelas forças do mercado e setores hegemônicos da imprensa, para criminalizar a esquerda e pavimentar o caminho para a vitória nas eleições de 2016 e 2018?”, indaga. “O título do debate é provocativo e, de certo modo, embute uma metáfora espacial: caminhamos, saímos de algum lugar, e estamos diante de alternativas de rota, à esquerda ou à direita”, analisa Ligia Bahia.

Coordenado pelo sociólogo José Maurício Domingues, o evento volta-se prioritariamente para uma audiência virtual. Os debates da série Futuros do Brasil ocorrerão periodicamente, sempre via internet, e devem dar origem a cadernos com sínteses das seções, também veiculados em meio eletrônico.

Para assistir e enviar perguntas acesse: fiocruz.tvq.com.br.





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.