Em nota, Frente Pela Vida repudia medidas do governo Trump e defende soberania brasileira

Autor: Patrícia Conceição
Publicado em: 15 de agosto de 2025
Atualizado em: 28 de outubro de 2025

A Frente Pela Vida divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota de repúdio às medidas impostas pelo governo norte-americano ao Brasil, que incluem tarifas de 50% aos produtos brasileiros, sanções a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares e, mais recentemente, a gestores ligados à criação do Programa Mais Médicos (PMM).

“As reiteradas agressões do Trump estão vinculadas a interesses inconfessáveis de colocar as mãos nas riquezas do país, o petróleo e minerais raros estão entre seus interesses. […] Quer o governo americano transformar o Brasil em uma colônia, retirar sua soberania, para que possa ditar ordens, e fazer a pilhagem de seus valiosos recursos”, destaca o documento.

Nesta quarta-feira (13) o governo de Donald Trump anunciou a revogação dos vistos de dois gestores que participaram da criação do Mais Médicos: Alberto Kleiman, atual diretor da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a COP 30, e Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. O comunicado do Departamento de Estado americano classificou a retaliação como “uma mensagem inequívoca de que os Estados Unidos promovem a responsabilização daqueles que permitem o esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano”.

Nesta mesma semana, representantes de conselhos estiveram reunidos em Brasília para debater participação social, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30) e a luta contra o tarifaço e as sanções impostas pela gestão Trump ao Brasil. “A Frente pela Vida repudia as ações do governo dos EUA, e reafirma a defesa da soberania nacional, o fortalecimento da democracia, e a continuidade do fomento às políticas sociais que elevem a qualidade de vida do povo brasileiro”, diz a nota.

Clique aqui para ler na íntegra o documento “Repúdio às Sanções, em Defesa da Soberania, a Democracia e o SUS”. 





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.