Convergências e divergências entre políticas sociais no Brasil e na Europa são tema de livro

Autor: Equipe de Redação
Publicado em: 16 de maio de 2017
Atualizado em: 7 de janeiro de 2022

Discutir a estratégia europeia de políticas sociais universalistas e a estratégia brasileira de políticas sociais é o propósito do livro “Políticas e Riscos Sociais no Brasil e na Europa: convergências e divergências”, lançado no início deste mês de maio durante o 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (3º CPPGS) da Abrasco, em Natal (RN). Uma parceria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a publicação conta com autores internacionais – Anton Hemerijck (Netherlands Council for Government Policy/Erasmus University Rotterdam) e Pedro Botelho Hespanha (Universidade de Coimbra) – e brasileiros/as, entre eles Carlos Octávio Ocké-Reis (IPEA), Lenaura Lobato (UFF), Marcio Pochmann (Unicamp), Lena Lavinas (UFRJ) e Mario Theodoro (UnB).

“Pretendemos interferir no debate que se trava atualmente no Brasil sobre as políticas sociais, sua natureza e modelos, procurando trazer à tona os novos riscos sociais – como o envelhecimento crescente das populações, pobreza e a necessidade de apoio para famílias pobres chefiadas por mulheres – e discutir os desafios em termos da sustentabilidade das políticas sociais e tendências atuais do Welfare State no mundo e no Brasil. Como o debate acadêmico tem grande influência sobre a formulação das políticas públicas, pretendemos contribuir para o aprofundamento e a qualificação da produção acadêmica no tema”, explicam os organizadores da obra, Paulo Henrique Rodrigues (UERJ) e Isabela Santos (Fiocruz).

Clique aqui para ler e baixar o livro.





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.