Comitê da UFBA alerta para a lenta progressão da cobertura vacinal em meio ao aumento de casos de Covid-19

Autor: Inês Costal e Patrícia Conceição
Publicado em: 25 de julho de 2022
Atualizado em: 25 de julho de 2022

 

Em nova nota, o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) destaca dados que mostram um lento avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 no estado da Bahia e na capital Salvador. Para o Comitê, a quarta onda da pandemia, com aumento do número de novos casos confirmados e óbitos em todo o país, exige intensificação de informações e ampliação do acesso à vacinação.

A análise expõe o crescimento do número de acasos ao comparar dados referentes ao final do mês de maio (29/05 a 04/06) com a primeira semana do mês de julho (03 a 09/07). Na Bahia, novos casos aumentaram de 1.411 para 26.053. No mesmo período, em Salvador, os registros mostram aumento de 537 para 2.630 novos casos. Houve elevação também na média de internações hospitalares pela Covid-19 em leitos de enfermaria – de 11,6 para 93,9 – e UTI – de 29,6 para 104,9 – no estado.

Com este cenário, a baixa cobertura vacinal, tanto para as doses de reforço entre os maiores de 12 anos quanto para a primeira dose no grupo infantil (5 a 11 anos), acende um alerta. “O recrudescimento da pandemia no Brasil e na Bahia requer ação rápida, ampla e intensiva para oferecer, promover e atrair a população para a vacinação completa contra a Covid-19. Isso precisa ser feito imediatamente, para que possamos enfrentar a quarta onda desta pandemia com menor impacto possível sobre a mortalidade evitável e em hospitalizações pela doença”, afirma o Comitê.

A nota ressalta também o impacto do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da pandemia, feito pelo Ministério da Saúde, com vigência a partir de 22 de maio de 2022: “o que se viu foi a suspensão das iniciativas que facilitavam o acesso à vacinação, bem como de outras medidas protetivas, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados ou com aglomeração e da exigência de distanciamento social”.

Clique aqui e leia na íntegra a nota do Comitê de Assessoramento do Coronavírus na UFBA. 





Deixe um comentário







Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7468

© 2024 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.