Saúde do trabalhador e da trabalhadora como Direito Humano: novos modelos de atenção, novos atores e princípios da solidariedade
Autor: Equipe de Redação
Nesta sexta-feira (08/07), às 16 horas, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) promoverá o seminário “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como Direito Humano: novos modelos de atenção, novos atores e princípios da solidariedade”. O evento é mais uma atividade preparatória para o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Simbrastt, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro de 2022.
O seminário tem por objetivo valorizar discussões a partir do protagonismo de povos tradicionais, apontando outras formas de compreender o mundo e concretizar a dignidade da vida na pluriversidade das lutas. A iniciativa será transmitida pelo canal TV Abrasco no Youtube.
João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Matilde Ribeiro, primeira Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (2003–2008) e professora da Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), são os convidados do evento.
Eliete Paraguassu, pescadora, marisqueira quilombola e liderança da Ilha de Maré (Salvador/BA); Anatalina Lourenço, coordenadora da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT; e Michela Calaça, integrante da Direção Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas/ Via Campesina, serão as debatedoras. A coordenação fica a cargo de Mônica Angelim (PPGSAT/UFBA) e Fátima Rangel (Cesteh/Ensp/Fiocruz).
Data: 8 de julho
Horário: 16h
Local: Online
