22 de janeiro de 2020

Ato APUB: Por Gabrielli, pela Democracia


A Apub Sindicato (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia) realiza no dia 22 de janeiro, às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), um ato de solidariedade ao professor José Sérgio Gabrielli. O ato “Por Gabrielli, pela Democracia”, em parceria com o Sindipetro Bahia (Sindicato dos Petroleiros da Bahia), tem como motivo a cassação da aposentadoria de Gabrielli como professor da UFBA publicada no Diário Oficial da União em dezembro de 2019. A cassação foi suspensa por decisão liminar (provisória) do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

De acordo com o Diário Oficial da União a penalidade foi aplicada por descumprimento de dever e prática de infrações disciplinares previstas na lei nº 8.112/ 1990. Gabrielli foi presidente da Petrobrás entre 2005 e 2012. “Trata-se de mais um – e talvez o mais infame – capítulo da perseguição que o governo Bolsonaro promove contra adversários políticos e contra a Universidade Pública; um governo que utiliza a máquina pública para táticas de intimidação e, dessa forma, ataca não apenas a pessoa do professor Gabrielli, mas o Estado Democrático de Direito”, critica a Apub.

 

Segundo a entidade, a cassação da aposentadoria relativa à atuação de Gabrielli como servidor público docente da UFBA, sem relação com o exercício da presidência na Petrobrás, evidencia a excepcionalidade do caso do professor aposentado. “O direito à aposentadoria digna é inerente a todo trabalhador e trabalhadora e não pode ser relativizado por arroubos autoritários de qualquer governo. Dessa forma, as entidades representativas dos/as trabalhadores/as docentes e do setor petroleiro reforçam a urgência de mobilizar contra esta arbitrariedade”.

 

Data: 22 de janeiro de 2020
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da Reitoria da UFBA (Rua Dr. Augusto Viana, s/n, Canela. Salvador/BA)




Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7442
© 2020 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.